Não tem tempo, não há problema! Dicas de como educar o seu cão na mesma.

Gosta de cães e até tem um (ou mais), mas tem pouco tempo para treinar com eles? Leia aqui algumas dicas para ter um cão educado mesmo sem ter tempo para treinar.

Como tudo na vida também neste caso muitas vezes são as pequenas coisas que fazem toda a diferença e por isso convido-o a aproveitar os momentos de interacção com o seu cão para conseguir um efeito positivo sobre o relacionamento.

Escolha uma ou duas das seguintes dicas e aplique as diáriamente (ou 3 vezes por semana ou quando puder) e vai ver que as coisas vão melhorar.

DICAS

  •  Aproveite todas as interacções com o seu cão, isto quer dizer se for passear com ele deixe o telemóvel no bolso e esteja presente com o seu amigo e interaja com ele.
  • Use parte da comida* dele para os momentos de interacção, pode levar para o passeio para reforçar comportamentos que quer ver mais vezes, como o olhar para si em vez de ladrar ou puxar para outro cão.
    *isto é mais fácil com ração, mas se der comída húmida ou caseira ou crua também pode aproveitar o momento da refeição e usar recompensas
  • Peça que o seu cão se sente (ou deite, espere, que dê a pata) antes de colocar o tacho com a comida no chão.
  • Antes de colocar a trela peça ao seu cão para acalmar e esperar.
  • Antes de atirar a bola ou iniciar uma brincadeira, peça ao seu companheiro de 4 patas para se sentar/deitar ou olhar para si.
  • Aproveite a chegada a casa e para ganhar uns minutos para poder tirar o casaco e os sapatos espalhando uma mão cheia de ração no chão (cuidado para a mesma não ir por baixo de móveis onde o cão não chega) para o seu amigo ir procurar e comer e estar ocupado em vez de saltar.
  • Ao ver TV juntos aproveite algumas das pausas de publicidade para reforçar comportamentos que goste (se o seu cão ficar muito excitado não convem atirar a bola, porque depois vai ser impossível voltar a ver TV, mas pode pedir um senta um deita ou um olhar para si e gradualmente aumentar o tempo ou a distância para estes comportamentos).
  • Ao entrar e sair de casa peça ao seu cãopanheiro para se sentar antes de abrir as portas/portões.
  • Tenha caixinhas em alguns sitio estratégicos da casa para poder aproveitar e recompensar as interacções com o seu melhor amigo em toda a casa e a qualquer momento.
    Por ex uma caixinha com recompensas/biscoitos ao pé da porta da cozinha e pedir um deita frente à porta (caso o seu cão não deve entrar na cozinha) vai fortalecer e ajudar a automatizar o comportamento de "ficar deitado à porta da cozinha e não entrar".
  • Coloque uma cama/manta ao pé de si e encoraje o seu cão a ficar ali deitado e se ele ficar (por ex enquanto estão a ver TV) de vez em quando dê-lhe um bocado de ração ou um bisocito na manta (sem excitar o cão) de forma calma e  assim ele vai aprender que recompensa ficar ali quietinho e aprender a relaxar.

Edcuar para ficar é possível! Leia sobre o treino de limites/barreiras.

Se tiver uma questão pode contactar comigo através de 960 047 000 ou utilizando o formulário de contacto

tags:

About Me

Dog and (their) people's coach

Half german & half portuguese

Mother of 4 wonderful kids

Married to a nice guy

3 dogs with me and a couple in my heart

What I do

Coaching and workshops
- Nonviolent Communication

- Positive Discipline

- Playful Parenting

Relationship coach for dogs and humans

Where

I work with dogs and their people in Cascais and surroundings.
Sometimes I travel for workshops and I also coach people by distance
and offer courses about various topics.

Back to Top