Optimismo

Eu admito que ultimamente tenho permitido que algumas circunstâncias da minha vida me influenciaram de forma negativa e me fizeram adoptar uma visão mais pessimista do que eu gostava.

E hoje realizei que não gosto mais dos limites que o pessimismo me impõe e que posso mudar a minha perspectiva sobre as coisas...eu tenho esse poder!

Por isso a partir de hoje vou fazer um esforço para evitar pensar no pior resultado possível e deixar-me levar pela leveza do optimismo e ao mesmo tempo não deixar de ser cautelosa e mostrar consideração para com os outros.

Quer saber algumas dicas para sermos mais optimistas...então leia o resto do artigo.

 

 

  1. Foque-se no(s) sucesso(s)...em vez de remoer o que correu mal, tente encontrar algo que correu bem e desfrute desta sensação para ganhar força para a próxima aventura.
  2. Escolha um modelo de optimismo...certamente tem entre os seus amigos um ou dois que tendem ser mais optmistas que os outros...tente imaginar como este amigo "optimista" ia lidar com alguma situação que parece dificil.
  3. Deixe de prever o futuro...eu sou culpada disto...e não adianta mesmo nada porque de facto a realidade nada tem as ver com as minhas previsões...e se deixar de fazer previsões vou ficar com mais energia e mais tempo para gozar o presente (inclusive sou capaz de dormir melhor porque as previsões e cenários imaginatorios tiram-me o sono à noite :/)
  4. Enfrente os pensamentos negativos com OPTIMISMO e duvide da verdade absoluta desses pensamentos...por exemplo se eu penso "Se vou passear no paredão de certeza vou encontrar montes de pessoas e cães e não gosto nada disso." posso (e devo) questionar-me se isto realmente é verdade (e garantido) ou se é apenas uma possibilidade e qual seria uma possibilidade menos pessimista.
  5. Problema vs solução...é bem mais produtivo focar-se na solução para um determinado problema do que ficar a apontar culpas e procurar a razão de algo ter acontecido. E não estou a falar de analisar situações com o objectivo de diminuir o risco de se repetirem situações desagradáveis...mas sim de manter algum equilibrio.
  6. Não fique agarrado ao passado...tente seguir em frente com a sua vida.



    Se tiver alguma questão, não hesite em contactar comigo através do formulário de contacto ou por telefone 960 047 000.

 

-

 

tags:

About Me

Dog and (their) people's coach

Half german & half portuguese

Mother of 4 wonderful kids

Married to a nice guy

3 dogs with me and a couple in my heart

What I do

Coaching and workshops
- Nonviolent Communication

- Positive Discipline

- Playful Parenting

Relationship coach for dogs and humans

Where

I work with dogs and their people in Cascais and surroundings.
Sometimes I travel for workshops and I also coach people by distance
and offer courses about various topics.

Back to Top